Seishin.Net
Seja Bem Vindo!
Se você ainda não é registrado, registre-se agora para utilizar todos os recursos do Fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Seishin.Net
Seja Bem Vindo!
Se você ainda não é registrado, registre-se agora para utilizar todos os recursos do Fórum.
Seishin.Net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perguntas sobre Katas

3 participantes

Ir para baixo

Perguntas sobre Katas Empty Perguntas sobre Katas

Mensagem  luisfca Qui Abr 04, 2013 12:29 pm

Oi! Tudo bem ?
Acredito que todo mundo aqui no fórum me conhece e fico bastante feliz de ver essa iniciativa ser criada. Sempre é bom ter um espaço para trocas positivas.

Caso alguém não me conheça, posso falar que no Karate eu tenho muito mais dúvidas do que certezas, mesmo já o praticando por 4 anos com o Sensei Luiz Rodolfo e com o Sensei Vando Cesar (Copacabana e Botafogo - Rj).

Algo que vez por outra acontece e me inquieta é a questão das mudanças em Katas. Durante esse tempo que pratico, quase todos os Katas tiveram mudanças (umas maiores outras "detalhes") e todas as explicações foram dadas da importância da mudança. Porém, quando eu fazia esses mesmos katas no formato antigo, também tinha todas as explicações do pq fazê-lo daquela forma.

Então, alguém pode me explicar o pq ocorrem essas mudanças nos Katas?
Abração
Oss

luisfca

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre Katas Empty Re: Perguntas sobre Katas

Mensagem  jdias Qui Abr 04, 2013 8:41 pm

Olá Luis,
Legal você se registrar, a idéia é começarmos devagar e daqui a pouco esse fórum estará cheio de informações úteis para todos.
Quanto a sua pergunta, apesar dos meus quase 40 anos praticando Karate, não me sinto totalmente confiante para respondê-la, mas tenho a minha opinião.
A primeira é que os Katas foram desenvolvidos no Japão e viajou milhas e milhas até chegar em todos os cantos do mundo e nessa viagem muita coisa se perdeu e muita coisa foi acrescentada, modificando sua formação inicial.
A segunda, é a criação de novas escolas, como por exemplo sempre sito o Kanazawa, que fundou a sua própria escola modificando em alguns aspectos os katas e algumas formas de treinar.
A terceira é a forma mais agradável de se observar um Kata sendo executado, então temos a tendência de criarmos o nosso próprio estilo, mesmo fazendo os mesmos movimentos, mas acrescentamos uma puxada a mais aqui e ali, um giro de calcanhar diferente, um puxa o pé e no outro não, ou mudamos a velocidade e o ritmo de execução, como acontece nas competições de Kata. O campeão puxa um monte de seguidores que começam a executar um Kata igual ao do campeão ou o mais próximo dele, já que essa forma de fazer o Kata está sendo mais aceita, mais agradável aos olhos do julgadores.
Pode ser que exista mais situações, mas no momento só me lembro dessas.
Seja bem vindo.
Volte a treinar Karate.
Oss!
jdias
jdias

Mensagens : 52
Data de inscrição : 01/04/2013
Localização : Rio de Janeiro

http://www.seishinkarate-dokyokai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre Katas Empty Re: Perguntas sobre Katas

Mensagem  luisfca Qui Abr 04, 2013 8:43 pm

Opa, Sensei. Valeu ai pela resposta Smile
Treino karate toda segunda e sexta. Queria ter mais tempo para treinar, mas ta dificil.

Abraçao

luisfca

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre Katas Empty Re: Perguntas sobre Katas

Mensagem  jdias Qui Abr 04, 2013 8:46 pm

luisfca escreveu:Opa, Sensei. Valeu ai pela resposta Smile
Treino karate toda segunda e sexta. Queria ter mais tempo para treinar, mas ta dificil.

Abraçao

Oi Luis,
Entendi, em algum momento na sua pergunta, que você já tinha treinado mas estava parado. Desculpe...rs
Não desanime é assim mesmo, em uma época temos todo o tempo do mundo, em outra não temos tempo nenhum, o importante é não desaparecer e lembrar sempre dos conceitos do Karate.
Forte Abraço.
jdias
jdias

Mensagens : 52
Data de inscrição : 01/04/2013
Localização : Rio de Janeiro

http://www.seishinkarate-dokyokai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre Katas Empty Re: Perguntas sobre Katas

Mensagem  José Pimentel Dom Abr 28, 2013 1:25 pm

E aí Luis, tudo bem. Olha só, vai aqui aminha opinião sobre mudanças ns kata.

Aimeira observação que faço é a seguinte: essas mudanças constantes são realmente chatas, mas acho que de certa forma, necessárias. Se os treinamentos não se transformassem através dos tempos, ainda estaríamos todos fazendo uma arte indiana de 5000 anos. A questão principal não é qual a mudança, mas antes disso, o porque da mudança. E mais importante ainda: quem mudou?


Quando as mudanças são feitas numa mesma linha, normalmente são determinadas pelos mestres da linhagem. Tente olhar eles de uma forma diferente. Nós temos a tendência de ver os mais graduados como o supra-sumo do conhecimento e perfeição, e sem dúvida alguma, eles estão mais perto disso como karatecas que nós alunos. Mas isso não significa que sabem tudo, simplesmente porque não há limite para o desenvolvimento do conhecimento.

Imagine esses mestres como "pesquisadores". Eles estudam karate há décadas e em certos momentos, graças ao seu grande comhecimento, questionam se certos movimentos passados por seus mestres estão sendo treinados da melhor maneira possível. Quando acham que não, modificam esses movimentos, e essas mudanças são a única forma de testar se estão certos. Várias vezes essas mudanças são desfeitas não é? Porque a esperiência não foi considerada válida, então se retorna a forma anterior de treinar. Vale observar que não basta testar as mudanças você mesmo. Seu corpo é seu, e não necessariamente o que funciona para você vai funcionar para outras pessoas. Tem que haver um universo experimental para que a "pesquisa" seja válida.

Como disse Sensei Joil, os cabeças e grandes campeões puxam essas mudanças, e este é um dos deveres deles, explorar o conhecimento. A nós cabe aceitarmos as mudanças e tentar tirar o melhor proveito possível delas. Quando temos mais de um ponto de vista de cada aplicação, nosso conhecimento aumenta, por termos como comparar as duas visões do kata.

IMPORTANTE: Como disse antes, quem mudou? Esse é o cuidado que temos que ter. Hoje em dia aparece um bando de zé mané se auto intitulando mestre e faz uma zona nas tradições. E nós do Karate não somos só um método de luta, somos a a mnutenção de uma tradição secular que deve ser respeitada. As mudanças nessa tradição não pódem ser feitas por qualquer um.

José Pimentel

Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas sobre Katas Empty Re: Perguntas sobre Katas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos